Casos de Sucesso

Back

Alfresco sobre Informix - Muface

ClientLogo

Cliente

Muface

Sector Económico

Administração Pública

País

Espanha

Enquadramento

A Mutualidad General de Funcionarios Civiles del Estado (MUFACE) é um organismo público, dependente da Secretaría de Estado para la Función Pública, del Ministerio de Política Territorial y Administración Pública, Espanha, que tem a seu cargo a gestão do regime de segurança social dos funcionários do Estado (mais de milhão e meio de pessoas).

A Entelgy é um grupo de empresas prestadoras de serviços de tecnologias de informação. Conta com mais de mil e trezentos profissionais e opera em Espanha, Brasil, Colômbia e Chile.

A MoreData, Empresa informática de menor dimensão mas reconhecidamente especialista em Informix, Alfresco e Java, é convidada a participar no projecto de integraçação de Alfresco com Informix.

O Problema

A Entelgy propusera à MUFACE a implementação de um ECM (Enterprise Content Management) Alfresco Enterprise. Nada a comentar não fora a circunstância de a MUFACE operar então todas as suas aplicações com suporte no sistema de gestão de bases de dados Informix, base de dadosà data porém não suportada pelo Alfresco.

À Entelgy colocou-se assim a questão de modificar o Alfresco por forma a que este pudesse funcionar sobre uma base de dados Informix, a fim de implementar o Alfresco na MUFACE.

Acontece que o Alfresco, embora distribuíido apenas com um limitado conjunto de bases de dados, é um sistema open source, logo passível de modificaçãoem ordem a que outras bases de dados SQL possam ser conjuntamente utilizadas como gestor relacional da informação.

A via de ultrapassagem do problema é óbvia, só que as modificações em causa não são triviais. Ao contrário, exigem sólidos conhecimentos de Informix e de Alfresco.

Solução

Uma vez que a MoreData é uma Empresa com considerável experiência, e já referência, tanto em Informix como em Java e Alfresco, e que à época já iniciara um projecto de I&D destinadoa que o Alfresco suportasse a base de dados Informix, decidiu em boa hora a Entelgy confiar na MoreData, patrocinando-lhe a parte restante do projecto de modificação do Alfresco. O objectivo final era o de o Alfresco ser implementado no cliente final, funcionando com uma base de dados Informix.

A equipa da MoreData, que analisou sistematicamente todos os acessos a base de dados efectuados pelo Alfresco, criou uma extensão que, digamos assim, permitiu ao Alfresco passar a trabalhar com a Informix.

A concepção da extensão realizada pela MoreData privilegiou a minimização dos acessos, usando, sempre que possível, SQL, padrão que, por sua vez, facilitou a modificação.

Benefícios

Poder passar a usar Alfresco, mantendo a utilização da base de dados Informix, permitiu à MUFACE ampliar o seu apetrechamento de meios informáticos, protegendo o investimento antes efectuado, tanto em licenciamento como em formação tecnológica do seu pessoal.

Adicionalmente, mantendo o Informix, beneficia a MUFACE da garantia de que o seu sistema de gestão documental funciona com rapidez e alta fiabilidade.


O nosso mérito

  • Mais de 30 anos em Engenharia de Software
  • Foco na qualidade e valor para o cliente
  • Soluções inovadoras baseadas na experiência e investigação
  • Equipa conhecedora, coesa e motivada



Talvez lhe interesse também:

Informática e Gestão

Gestão Documental - Alfresco

Portais Web e Intranet - Liferay

Sistemas de Informação Móveis

Aduaneira e Logística

Formação Profissional

Consultoria Informática e Gestão

Casos de Sucesso

Carreiras