Casos de Sucesso

Back

Auditoria à organização interna da informática - Betar

ClientLogo

Cliente

Betar

Sector Económico

Engenharia civil

País

Portugal

Enquadramento

A Betar é uma empresa que oferece serviços de estudos e projectos de engenharia civil desde 1973.

Durante as várias décadas da sua actividade, a MoreData ganhou uma enorme experiência no projecto, na implementação e na auditoria de sistemas informáticos.

O Problema

Contando com várias dezenas de funcionários, cujo trabalho é sempre realizado com o auxílio de meios informáticos, e dependendo ainda do bom funcionamento dos seus equipamentos informáticos, produz e gere a Betar, no seu negócio empresarial, uma grande quantidade de informação.

Assim, não é exagero afirmar-se que o desempenho da Empresa é altamente dependente dos bons funcionamento e exploração dos seus sistemas informáticos.

Em face da dependência dos sistemas informáticos, decidiram os responsáveis da Betar avaliar se os meios informáticos estavam convenientemente funcionais e organizados, tendo em vista tanto a respectiva optimização no seu funcionamento diário como se era reduzido o risco de ocorrência de problemas graves.

Solução

Ao ser contratada, a MoreData propôs-se a realizar um estudo completo de toda a implementação de sistemas e equipamentos, bem como da avaliação das práticas e do nível de conhecimentos do pessoal de apoio.

A realização do estudo desenvolveu-se ao longo de 3 fases: levantamento e análise, proposta de soluções e apresentação dos resultados.

Durante a fase de levantamento ocorreram diversas reuniões, primeiro com a Direcção da Betar, para total compreensão das suas preocupações, depois com o pessoal informático, que descreveu a infrastrutura existente e, finalmente, com os utilizadores finais, que manifestaram as suas ideias e preocupações.

De posse desta informação, procedeu a equipa da MoreData à análise directa do estado de implementação dos sistemas existentes, o que lhe permitiu confrontar as percepções existentes com a realidade concreta, e lhe deu a oportunidade para elencar as boas práticas que pensa ser fundamentais para o bom funcionamento das organizações.

Comparando o existente com o pretendido, a equipa da MoreData elaborou um relatório com propostas de acções concretas a desenvolver na Betar, que incluíam, além de aquisições de hardware e/ou software, recomendações visando à mudança de certos hábitos de trabalho bem como de cobertura de certas necessidades de formação do pessoal.

O documento, entretanto sintetizado em apresentações, foi alvo de apresentação à direcção da Betar e a alguns dos seus principais funcionários.

Benefícios

Após a realização e apresentação dos resultados da auditoria, ficou ao dispor da direcção da Betar um caminho bem definido de acções a realizar, que, num prazo curto, lograram melhorias de produtividade na realização dos seus projectos, a que associou um aumento na confiança sobre a segurança da infrastrutura.

Com a melhoria do seu suporte informático, pode agora a Betar dedicar-se mais confiadamente às áreas específicas em que é líder do seu mercado.


O nosso mérito

  • Mais de 30 anos em Engenharia de Software
  • Foco na qualidade e valor para o cliente
  • Soluções inovadoras baseadas na experiência e investigação
  • Equipa conhecedora, coesa e motivada



Talvez lhe interesse também:

Informática e Gestão

Gestão Documental - Alfresco

Portais Web e Intranet - Liferay

Sistemas de Informação Móveis

Aduaneira e Logística

Formação Profissional

Consultoria Informática e Gestão

Casos de Sucesso

Carreiras