Casos de Sucesso

Back

Conversão para interface gráfico de aplicações em Informix 4GL - Portucel Soporcel

ClientLogo

Cliente

Portucel Soporcel

Sector Económico

Fabricação de papel e pasta de papel

País

Portugal

Enquadramento

O grupo Portucel Soporcel é, a nível mundial, um dos principais fabricantes de papel para escritório.

A sua nova Fábrica de papel em Setúbal, About The Future, integrada com a fabricação local de pasta, dispõe duma das maiores e mais eficientes máquinas de papel do mundo. O que amplia o desempenho do Grupo já atingido anos atrás com as máquinas existentes na Fábrica da Figueira da Foz, que ao Grupo conferiram destaque a nível europeu.

As operações fabris são efectuadas com o suporte de sistemas informáticos, que, após vários anos de utilização nas operações da Fábrica da Figueira da Foz, tiveram de ser modificados em ordem ao seu uso na nova Fábrica de Setúbal.

A MoreData, com a sua larga experiência nas tecnologias em que os sistemas informáticos funcionavam, propôs-se a implementar, e implementou, em conjungação com os serviços do Grupo Portucel Sopocel, as modificações ao software, os respectivos testes e o apoio à entrada do respectivo funcionamento.

O Problema

Há vários anos que a fabricação de papel na Fábrica da Figueira da Foz era apoiado por software integrado, mantido e aperfeiçoado pela equipa informática do Grupo Portucel Soporcel.

Perante o arranque da nova fábrica de papel, em Setúbal, colocou-se a questão de r que software usar. Sem dúvida que o software em funcionamento na Figueira de Foz se revelava muito adaptado à forma de trabalhar da fábrica, mas era inegável a existência de vários constrangimentos, quer para o utilizador, ao nível do interface, quer ao nível da apresentação dos relatórios:

Os utilizadores interagiam com os ecrãs em "modo caracter", não podendo usar cores, imagens, gráficos ou vários tipos de letras.
A apresentação dos relatórios era feita sempre com os mesmos tipo e dimensão de letra.
Daí que os utilizadores se queixassem da ergonomia, que criava dificuldades de funcionamento, e que como as auditorias realizadas elegessem o interface como o principal aspecto negativo do software.

Com problemas de apresentação, é certo, mas como o software se revelava adequado a muitas necessidades operacionais da Fábrica,decidiu o Grupo estudar a possibilidade da sua modificação, por forma a ajustá-lo às novas exigências.

Solução

Quando à MoreData foi colocado o desafio de contribuir para a solução do problema, a equipa destacada para o efeito efectuou um estudo das principais alternativas disponíveis no mercado. A equipa analisou as alternativas, testou-as, e, finalmente, elaborou um relatório onde propôs uma solução para a modificação e implementação do software a usar na nova Fábrica de Setúbal.

A solução proposta pela MoreData recaíu na utilização da tecnologia Querix, permitindo a adaptação sensível dos muitos ecrãs, de acordo com um conjunto de definidas regras de imagem, sem, no entanto, ser necessário alterar quer os algoritmos quer a linguagem de programação. Desta forma, no final do projecto, o sistema deveria apresentar-se muito mais mais ergonómico, sem perda da sua fiabilidade ou da sua adaptação ao negócio que lhe eram reconhecidas.

Após a aprovação da proposta tecnológica, bem como do calendário para a realização das modificações, foi a equipa da MoreData responsabilizada pela implementação das modificações aos programas.

Em poucos meses, uma equipa dedicada e coesa, conquanto beneficiando da boa conjugação com técnicos do Grupo Portucel Soporcel, adaptou, instalou e testou todos os programas, contribuindo assim para que a nova fábrica iniciasse a laboração no prazo previsto. Sem que, entretanto, a laboração fabril tivesse sido afectada por problemas de funcionamento do software modificado.

Como sinal da satisfação com os serviços pela MoreData, o Grupo Portucel Soporcel incumbiu-a de seguida de proceder à implementação de idêntica modificação do software, agora na Fábrica da Figueira da Foz.

Benefícios

A nova fábrica, desde o início da sua laboração, passou a disponibilizar aos seus funcionários uma aplicação informática com excelente apresentação, apoiando-os eficazmente no desempenho das variadas operações. De notar que as funcionalidades de base do software foram mantidas quase sem modificação, dando confiança aos utilizadores e aos gestores da fábrica.

O Grupo Portucel Soporcel, em vez de adquirir ou implementar de novo uma aplicação informática, conseguiu assim, de forma rápida e económica, reutilizar uma, a vários títulos técnicos, excelente plataforma informática existente.


O nosso mérito

  • Mais de 30 anos em Engenharia de Software
  • Foco na qualidade e valor para o cliente
  • Soluções inovadoras baseadas na experiência e investigação
  • Equipa conhecedora, coesa e motivada



Talvez lhe interesse também:

Informática e Gestão

Gestão Documental - Alfresco

Portais Web e Intranet - Liferay

Sistemas de Informação Móveis

Aduaneira e Logística

Formação Profissional

Consultoria Informática e Gestão

Casos de Sucesso

Carreiras