Casos de Sucesso

Back

Declarações Aduaneiras Automóveis - SEAT

ClientLogo

Cliente

SEAT Portugal (em parceria com T-Systems)

Sector Económico

Importação e Comercialização de Automóveis

País

Portugal

Enquadramento

A SEAT Portugal passou a importar e comercializar directamente as viaturas de marca SEAT, actualmente integrante do grupo Volkwagen, recorrendo a uma rede de concessionários. A venda e a legalização das viaturas obedecem a uma tramitação legal complexa.

A T-Systems, subsidiária da Deutsche Telecom, é uma Empresa fornecedora de serviços nas área de tecnologias de informação e comunicação que, em Portugal, após a aquisição da Gedas - Empresa de TI do grupo Volkswagen – passou a intermediar a aquisição de serviços de tecnologias de informação para o grupo Volkswagen.

Curiosamente, a MoreData iniciara as suas operações com o desenvolvimento e implementação de sistemas informáticos na área das declarações aduaneiras. Neste âmbito, automatizou todo o tipo de declarações legalmente obrigatórias, incluindo as declarações aduaneiras relativas aos veículos automóveis.

O Problema

A introdução no mercado de qualquer viatura automóvel carece da apresentação de uma declaração junto da Direcção-Geral das Alfândegas (DGA). Existem vários tipos de declarações, a saber : de admissão, de importação, de exportação e de liquidação.

Só após toda a tramitação do processo junto da da DGA são emitidos os documentos da viatura, incluindo a matrícula e documento único automóvel, tornando então possível a circulação da viatura no território nacional.

As declarações aduaneiras são actualmente realizadas através da troca de ficheiros electrónicos que contêm toda a informação exigida pela DGA.

O problema particular que aqui se coloca, porém, residia nos muito reduzidos prazos para a apresentação das declarações, cabendo notar que as viaturas podem ser transportadas em lotes com grande dimensão (por exemplo, quando chegam por via marítima), o que desaconselha o tratamento manual ou semi-manual. Problema que se tornou particularmente crítico quando, em Portugal, a Seat Portugal passou a comercializar directamente as viaturas da sua marca.

Dando-se o caso de os grandes construtores de automóveis, como a Volkswagen, possuírem sistemas de informação evoluídos, é possível obter destes a necessária informação referente a cada viatura, embora, para efeitos aduaneiros, esta informação ainda tenha de ser retocada e inserida em ficheiros que são gerados em formatos necessariamente adequados.

Processado total ou parcialmente, um lote de viaturas, tanto os sistemas do fabricante (sucursal local ou fábrica) têm de ser actualizados com os ficheiros dos concessionários, a fim de que os clientes finais possam circular livremente com a viatura comprada.

Em suma, o tempo de processamento das declarações é muito importante: na admissão, porque os custos de paragem dos meios de transporte são muito elevados, na liquidação, porque o cliente está frequentemente ansioso por receber a viatura. Desta forma, tudo tem de funcionar eficazmente.

Solução

Em face da experiência adquirida durante a sua já interessante história, partilhada aliás com vários importadores automóveis, em boa hora foi a MoreData seleccionada - a negociação foi iniciada com a citada Gedas, e terminada com a T-Systems -, para fornecer o sistema informático de gestão das declarações aduaneiras dos automóveis.

Deve sublinhar-se que a MoreData implementou o sistema, incluindo a realização de modificações, num tempo excepcionalmente baixo de 1 mês, o que permitiu à SEAT honrar os seus compromissos do momento, tanto junto dos seus concessionários como, sobretudo, dos clientes da marca.

Registe-se ainda que, desde a implementação inicial, tem o sistema vindo a ser melhorado, permitindo à SEAT trabalhar com eficácia acrescida e respondendo adequadamente às exigências dos seus concessionários e clientes.

Benefícios

Com o sistema de declarações aduaneiras para automóveis implementado pela MoreData, conseguiu a SEAT responder com rapidez às exigências ou expectativas cada vez maiores dos clientes e concessionários.

Como toda a informação acerca das viaturas comerciadas em Portugal está acumulada em bases de dados, pode a SEAT analisar, além de mais, os perfis dos seus clientes.


O nosso mérito

  • Mais de 30 anos em Engenharia de Software
  • Foco na qualidade e valor para o cliente
  • Soluções inovadoras baseadas na experiência e investigação
  • Equipa conhecedora, coesa e motivada



Talvez lhe interesse também:

Informática e Gestão

Gestão Documental - Alfresco

Portais Web e Intranet - Liferay

Sistemas de Informação Móveis

Aduaneira e Logística

Formação Profissional

Consultoria Informática e Gestão

Casos de Sucesso

Carreiras