Casos de Sucesso

Back

Interface com sistema de análises clínicas - Biomerieux

ClientLogo

Cliente

Biomerieux

Sector Económico

Biotecnologia

País

Portugal

Enquadramento

Fundada em 1963, a Biomerieux é uma multinacional que opera na área da biotecnologia, especializada na área dos diagnósticos in vitro. Está presente em cento e cinquenta países através das suas trinta e nove subsidiárias. Produz, entre outros, sistemas de análises e de diagnósticos.

A experiência de vários anos da MoreData a desenvolver aplicações informáticas baseadas em Java, frequentemente integradas com outros sistemas, atrai os seus clientes em face das perspectivas de sucesso no desenvolvimento dos seus sistemas.

O Problema

O sistema Vidas, criado pela Biomerieux, apoia a realização de análises clínicas, e de forma totalmente automatizada. Reúne os dados relativos à recepção das amostras, das análises, tendo ainda a capacidade para emitir os respectivos resultados.

É normalmente usado em conjunto com os sistemas de gestão da informação dos pacientes desenvolvidos por outras empresas, designadamente laboratórios clínicos. Desta forma, a estes é possível gerir todo o processo inerente à sua prática, agregando desde os dados do paciente, às análises pretendidas, e até à comunicação (em papel ou correio electrónico) e facturação do serviço.

Quando a Biomerieux vendeu o sistema Vidas ao Laboratório de Análises da Ilha do Pico, rapidamente se percebeu de que este não dispunha do necessário sistema de gestão da informação.

Este Laboratório conseguia obviamente realizar as análises, mas, mesmo adquirindo o sistema Vidas, não lograva gerir o necessário processo informativo de forma integrada e rápida.

Solução

Colocado o problema pela Biomerieux à MoreData, esta propôs-se a construir um software que permitisse ao Laboratório gerir a informação dos pacientes, incluindo a emissão dos relatórios das análises efectuadas.

A MoreData procedeu à escolha de ferramentas adequadas à dimensão do Laboratório, económicas, mas com um desempenho suficiente para a satisfação das necessidades em causa, designadamente comportando a linguagem Java, o sistema de gestão de bases de dados JavaDB e a ferramenta de emissão de relatórios jasper reports.

Apesar do curto prazo imposto para a programação e implementação do sistema, a equipa da MoreData conseguiu garantir que o sistema Vidas iniciasse atempadamente o seu funcionamento no Laboratório de Análises Clínicas da Ilha do Pico.

Em exploração há vários anos, tem a MoreData vindo a prestar apoio de manutenção ao sistema, que continua a funcionar eficazmente.

Benefícios

Vários laboratórios, clientes da BioMerieux na Região Autónoma dos Açores, puderam passar a emitir os resultados das análises, com base em informação agregada, sem necessidade de investirem num alternativo sistema central, muito oneroso, ademais injustificado no caso de alguns pequenos laboratórios.


O nosso mérito

  • Mais de 30 anos em Engenharia de Software
  • Foco na qualidade e valor para o cliente
  • Soluções inovadoras baseadas na experiência e investigação
  • Equipa conhecedora, coesa e motivada



Talvez lhe interesse também:

Informática e Gestão

Gestão Documental - Alfresco

Portais Web e Intranet - Liferay

Sistemas de Informação Móveis

Aduaneira e Logística

Formação Profissional

Consultoria Informática e Gestão

Casos de Sucesso

Carreiras